Química e Energia: Transformando Moléculas em Desenvolvimento
 

Química e Energia: Transformando Moléculas em Desenvolvimento

Autores: Cláudio J. A. Mota, Nilton Rosenbach Jr. e Bianca Peres Pinto

Coleção Química no Cotidiano, v. 2

 

APRESENTAÇÃO

A palavra energia tem origem no idioma grego εργος (ergos) e significa "trabalho". Ou seja, a energia está relacionada à realização de ações no sentido o mais amplo possível: de mover objetos à quebra ou formação de ligações químicas.

A Química é o ramo da ciência dedicado à OBSERVAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO e CONSTRUÇÃO. O trabalho do Químico inclui a observação e/ou determinação de estrutura ou composição de espécies químicas presentes nos seres vivos, no ambiente ou nos materiais, bem como a transformação e a construção de novas moléculas. A Química envolve entender como a estrutura das substâncias está relacionada com as suas propriedades; como as reações químicas ocorrem; que átomos se "movem", quando e para onde; como a energia é utilizada para promover transformações; e como substâncias catalisam reações. Em resumo, todas as atividades químicas envolvem energia!

No sentido amplo, dentre os grandes desafios atuais e futuros da humanidade, a energia e o ambiente ocupam posições de destaque. As questões energética e ambiental são os maiores desafios da humanidade nesta primeira metade do século XXI. O crescimento atual da demanda energética é significativo e não poderá ser suprido apenas pelas atuais fontes, em especial os combustíveis fósseis (óleo, carvão e gás natural) que representam mais de 75% da matriz energética mundial. A queima de petróleo, carvão e gás natural tem contribuído fortemente para o crescimento das concentrações de dióxido de carbono na atmosfera, refletindo de forma danosa no clima global do planeta. Ou seja, muitos dos problemas ambientais dependem diretamente da forma como a energia é produzida e usada.

Nos próximos 50 anos, as necessidades de demanda de energia atingirão cerca de 30 a 60 TW e a sustentabilidade ambiental requer que as fontes sejam limpas e de baixo custo. No caso das economias emergentes, como Brasil, Índia e China, a demanda de energia está aumentando tão rapidamente que pode dobrar nos primeiros vinte anos deste século. Isto coloca a questão energética e ambiental como uma questão global, cujos principais desafios incluem produzir, estocar e transportar combustíveis derivados de biomassa (e.g. etanol, biodiesel, biogás), hidrogênio e metanol, de forma sustentável, bem como captar, estocar e transportar energia solar. Nesse sentido, o livro "QUÍMICA E ENERGIA: TRANSFORMANDO MOLÉCULAS EM DESENVOLVIMENTO", dos colegas Claudio J. A. Mota, Nilton Rosenbach Jr. e Bianca Peres Pinto, proporciona aos leitores uma viagem rica – conceitualmente e cientificamente – e agradável, revelando como as questões química e energética estão totalmente entrelaçadas.

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

- Ficha catalográfica

Química e Energia: Transformando Moléculas em Desenvolvimento


Livro disponível on line

DETALHES DO LIVRO

Editora: Edit-SBQ
Edição: 1
Ano: 2010
Assunto: 1. Química. 2. Combustíveis. 3. Energia.
Idioma: Português
País de Produção: Brasil
Nº de Páginas: 104

  ISBN: 978-85-64099-02-9
Encadernação: BROCHURA
Altura: 0,5 cm
Largura: 17 cm
Comprimento: 21 cm
Peso: 160 g