Grandezas, Unidades e Símbolos em Físico-Química
(Livro Verde)
 

Grandezas, Unidades e Símbolos em Físico-Química (Livro Verde)

Tradução atualizada para o Português (nas variantes brasileira e portuguesa) da 3ª edição em Inglês, coordenada por Romeu C. Rocha-Filho e Rui Fausto

 

APRESENTAÇÃO

Como explicitado na capa e na página de rosto, este manual é uma tradução atualizada, nas variantes brasileira e portuguesa, da 3a edição de "Quantities, Units and Symbols in Physical Chemistry" (usualmente referido como "Green Book" e, como tal, daqui para frente referido apenas como Livro Verde).

Dado que a iniciativa desta tradução partiu da comunidade científica brasileira, a versão base da língua portuguesa usada ao longo deste livro é a utilizada no Brasil. Sempre que a ortografia, termos, expressões, etc. diferem dos utilizados em Portugal, tal variante é devidamente indicada neste manual (exceto no Índice de Símbolos – capítulo 12, e no Índice Remissivo – capítulo 14). Tome-se como exemplo o termo "elétron": na primeira vez que este aparece no texto, indica-se a seguir entre parênteses (em verde na versão digital ou em cinza na versão impressa) a expressão utilizada em Portugal, (Port.: eletrão). Nas suas ocorrências posteriores, o termo elétron é então escrito em verde, na versão digital, ou cinza, na versão impressa, para indicar que existe uma variante europeia do termo já referida anteriormente. O capítulo 13 contém um índice remissivo de todas as variantes que aparecem no livro.

Considerando que a 3ª edição do Livro Verde (em língua inglesa) foi publicada em 2007, os valores da maioria das constantes físicas (e fatores de conversão delas decorrentes) bem como de algumas propriedades de partículas, elementos e nuclídeos constantes na versão original do livro estão desatualizados. Procedeu-se, portanto, à sua atualização nesta versão traduzida do livro, indicando-se as referências bibliográficas pertinentes. Esta é, pois, uma tradução atualizada da 3ª edição do Livro Verde. Note-se que a nomenclatura referente à grandeza cuja unidade é o mol (ou a mole, em Portugal) está atualizada de acordo com as últimas recomendações metrológicas brasileira e portuguesa: "quantidade de substância"1 e "quantidade de matéria"2, respectivamente.

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

- Ficha catalográfica

Grandezas, Unidades e Símbolos em Físico-Química
(Livro Verde)


Livro disponível on line

 

DETALHES DO LIVRO

Editora: EDIT-SBQ
Edição: 1
Ano: 2018
Assunto: 1. Físico-química. 2. Notação. 3. Terminologia. I. Título.
Idioma: Português
País de Produção: Brasil
Nº de Páginas: 272

  ISBN: 978-85-64099-19-7
Encadernação: BROCHURA
Altura: 1 cm
Largura: 21 cm
Comprimento: 28 cm
Peso: 752 g