Químicos BR, demandas e desafios do século XXI
 

Químicos BR, demandas e desafios do século XXI

Autores: Carlos Martins da Silva, Luiz Henrique Catalani, Norberto Peporine Lopes e Vanderlan da Silva Bolzani

 

APRESENTAÇÃO

A ideia de fazer um panorama sobre as demandas e desafios dos químicos foi estimulada pelo momento propício do Ano Internacional da Química AIQ-2011. O trabalho pretende contribuir para o debate realizado hoje no país sobre as escolhas a serem feitas em um momento de importantes transformações. Todos sabemos que o papel reservado à química e a seus profissionais nesse cenário é de grande relevância. Mas inúmeras questões sobre como articular os recursos humanos disponíveis com necessidades específicas da sociedade continuam em aberto. Nossa expectativa é que o livro possa gerar perguntas a partir da experiência recente dos avanços obtidos pela química nas áreas de educação, ciência e tecnologia.

Duas constatações surgem das informações aqui reunidas. A primeira é que o país conseguiu, no passado recente, em momento econômico marcado por grandes dificuldades, solucionar parte de suas demandas nesse campo. A outras é a existência de vários pontos de consenso entre especialistas sobre como avançar nas relações entre universidade e indústria na busca por inovação e sustentabilidade.

Além de estimular perguntas, nosso propósito é também fornecer aos jovens ingressantes nos cursos de química uma visão em perspectiva de como o país vem procurando se organizar, dentro de um mundo complexo, para formar profissionais na área da qual eles farão parte.

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

- Ficha catalográfica

 

DETALHES DO LIVRO

Editora: EDIT-SBQ
Edição: 1
Ano: 2012
Assunto: 1. Química. 2. Educação: Planejamento. 3. Educação: Brasil.
Idioma: Português
País de Produção: Brasil
Nº de Páginas: 86

  ISBN: 978-85-64099-11-1
Encadernação: BROCHURA
Altura: 0,5 cm
Largura: 17 cm
Comprimento: 24 cm
Peso: 200 g