A química 
transformando o aluno: 
uma sequência didática 
envolvendo a experimentação 
com polímeros na promoção do 
protagonismo discente
 

A química transformando o aluno: uma sequência didática envolvendo a experimentação com polímeros na promoção do protagonismo discente

Autores: Rodrigo Martins de Ascenção
              Simone Pereira da Silva Ribeiro
              Roseli Martins de Souza

 

APRESENTAÇÃO

Esse e-book apresenta a sequência didática, "A Química de polímeros aliada à educação ambiental crítica como meio de transformação do aluno" que foi aplicada, no ano letivo de 2021, para a turma do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Venâncio Pereira Velloso, localizada no munícipio de Duque de Caxias. E, é o produto educacional da dissertação "O ensino de polímeros contemplando uma educação ambiental crítica: a experimentação como ferramenta do protagonismo do discente" do autor Rodrigo Martins de Ascenção do PROFQUI do Instituto de Química da UFRJ.

A sequência didática foi realizada em um ambiente híbrido, formato presencial e online, abordando os conteúdos de Biologia, relacionados a educação ambiental (vida e meio ambiente), e de Química referentes à ciência dos polímeros (estrutura e propriedades dos polímeros, processo de polimerização, aplicação dos polímeros no cotidiano e tipos de reciclagem e reaproveitamento dos polímeros). Além disso, foram elaborados quatro materiais para auxiliar docentes e discentes no ensino da ciência dos polímeros e aplicação de experimentos usando os polímeros como tema gerador. Os dois primeiros materiais produzidos foram utilizados na aula teórica da sequência didática. O primeiro abordou os principais conceitos da ciência dos polímeros e o segundo, a questão do descarte inadequado do plástico no meio ambiente e possíveis soluções. O terceiro material produzido foi um roteiro experimental, contendo seis experimentos, desenvolvido através do programa Office Word® e, vídeos contendo os seis experimentos do roteiro gravados através de uma câmera do celular marca Samsung®, modelo A53. Acreditamos que este e-book possa contribuir significativamente para o aumento do interesse do aluno pela ciência e para o seu protagonismo na construção do conhecimento em química, além de conduzir para uma nova abordagem interdisciplinar através da sequência didática contida neste e-book.

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

- Ficha catalográfica

A química 
transformando o aluno: 
uma sequência didática 
envolvendo a experimentação 
com polímeros na promoção do 
protagonismo discente


Livro disponível on line

 

DETALHES DO LIVRO

Editora: Edit-SBQ
Edição: 1
Ano: 2024
Assunto: 1. Química. 2. Didática. 3. Polímeros I. Ascenção, Rodrigo M.. II. Título. III. Série.
Idioma: Português
Nº de Páginas: p.65

  ISBN 978-85-64099-40-1